Dorival ganha opções no Flamengo antes das oitavas da Libertadores

MatériaMais Notícias

A vitória do Flamengo sobre o América-MG por 3 a 0 no Maracanã, no último sábado, válida pela 14ª rodada do Brasileirão, teve uma “dupla importância”. Isso porque o Rubro-Negro subiu na tabela e ampliou o leque de opções para o técnico Dorival Júnior nas oitavas de final da Copa Libertadores.

RelacionadasFlamengoGabigol comenta vaias da torcida do Flamengo: ‘Briga, mas dorme junto’Flamengo25/06/2022Flamengo‘Estou voltando a ter oportunidade onde eu jogo e sempre joguei’, diz Marinho após gol pelo FlamengoFlamengo25/06/2022FlamengoJoão Gomes recebe o terceiro cartão amarelo e desfalca o Flamengo contra o SantosFlamengo25/06/2022

>ATUAÇÕES: quarteto se destaca na vitória do Fla sobre o América

Diante do América-MG, o técnico Dorival Júnior promoveu sete mudanças em relação ao time que enfrentou o Atlético, no meio de semana, pela Copa do Brasil. Assim, Santos, Rodinei, Léo Pereira, Gustavo Henrique, Ayrton Lucas, Thiago Maia e Pedro ganharam oportunidade no time titular. Todos tiveram uma atuação consistente e chegam com a moral elevada para enfrentar o Tolima-COL.

A postura de fazer as mudanças, conforme explicou Dorival, não é poupar os jogadores, mas sim colocar em campo quem está melhor fisicamente naquele momento. Dessa forma, todos recebem oportunidade, mostram seu futebol e, consequentemente, sentem-se importantes para o time. O treinador, inclusive, acredita que a filosofia tem sido abraçada pelo grupo.

– Os jogadores que estão aqui é porque têm capacidade. Mudam, às vezes, características de um para outros, é um fato normal. Eles têm que se sentir importantes, participando de tudo que esteja acontecendo. E, nas oportunidades que tenham, darem os seus recados – explicou Dorival.

– Essa é a intenção. Não é poupar, é injetar quem está melhor fisicamente naquele instante e, principalmente, que eles estejam preparados e treinados. O que eu sinto é que os jogadores estão começando a entender essa filosofia, acreditarem nela e se sentirem confortáveis dentro de campo – completou.

O fato, aliás, se estende a jogadores que não foram titulares. É o caso de Marinho, que ainda mira reencontrar o melhor futebol. No último sábado, o atacante voltou a marcar e se emocionou no gramado do Maracanã. Outro exemplo é Diego. O meia teve um aproveitamento superior a 92% dos passes e passou muito perto de balançar as redes deMatheus Cavichioli.

Por fim, também cabe destacar que Dorival contará com jogadores que estavam no Departamento Médico. Matheus França, que quebrou afíbula da perna direita em abril, está recuperado. Ele, inclusive, atuou em alto nível na vitória sobre o Botafogo por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro sub-20.

Outro que está liberado do DM é Fabrício Bruno. O zagueiro não atua desde o jogo de ida da final do Cariocão e precisou passar por uma cirurgiapara retirada de um fragmento ósseo no pé esquerdo em maio. Ele finalmente se recuperou e voltou a ser relacionado no último sábado.

É dessa forma que o Rubro-Negro vira a chave para Libertadores.O Flamengo volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h30, para enfrentar o Tolima-COL no Estádio Manuel Murillo Toro. A partida é válida pelo jogo de ida das oitavas de final da competição e terá transmissão em tempo real do LANCE!.